Buscar
  • Patrícia Aires

Bolo de cenoura com calda cremosa de chocolate

Atualizado: Mai 8

O bolo com sabor de cozinha de vó!


Bolo de cenoura fofinho

Seja muito bem-vindo(a) a este Blog.


Eu não consegui pensar em outra receita para começar este blog. Ela tem gostinho de infância.


Minha história com a confeitaria começou, de fato, em 2011, quando vendi meu primeiro doce. E foi um delicioso brownie, para alunos do cursinho que eu frequentava. Muita coisa mudou desde então. Passei um tempo sem vender pois não estava conseguindo conciliar a demanda dos pedidos com o trabalho que eu tinha. Como eu tinha medo de arriscar como empreendedora, deixei os brownies e segui como assalariada.


Mas no final do ano passado (2019) eu assumi a minha paixão como profissão e dei início a esta doce e deliciosa jornada, começando a Pati Aires Confeitaria.


Este blog vem de um desejo também antigo de compartilhar algo que gosto muito com o objetivo de ajudar as pessoas de alguma forma. Este blog nasce com esse objetivo. E eu estou muito feliz com ele.


Espero que aqui você possa encontrar uma receita que faça a diferença para você, seja se deliciando com a família e amigos, seja te impulsionando para começar o seu empreendimento. Estou aqui para te ajudar, pode contar comigo.


Então, vamos ao nosso bolinho de cenoura?


Sabe aquele bolo com gostinho de infância? Que você vinha correndo da brincadeira de rua para comer um pedaço e voltar mais ligeiro ainda para brincar? É esse! Acho que todo mundo tem uma história com um bolo de cenoura. A minha era que quando minha mãe me chamava, eu saia correndo para pegar uma fatia bem generosa de bolo e levava todos os meus amiguinhos comigo, claro!


Onde surgiu o bolo de cenoura?


Você sabia que as cenouras eram usadas para adoçar bolos desde a idade média? Receitas que levam cenouras são encontradas em livros de receitas desde essa época. Neste período o açúcar era uma iguaria cara e escassa e a cenoura adicionava doçura às preparações.


De acordo com o The Carrot Museum, ninguém sabe exatamente onde foi originado o Bolo de Cenoura no formato que conhecemos hoje. No livro New York Cookbook (1992) a autora Molly O'Neill faz menção a um bolo de chá de cenoura que o Presidente George Washington comeu em 1783. Faz tempo né?!


Muito foi modificado até os dias atuais para chegarmos ao nosso maravilhoso bolinho regado com muita calda de chocolate. Não sei se vocês já ouviram falar, mas também existe uma receita americana muito conhecida, a Carrot Cake, que é uma versão do bolo que as cenouras entram raladas, é regado com muita especiarias (Adoro!) e tem cobertura de cream cheese.


Tem muita história por trás de um simples bolo né? Espero que você também tenha curtido. Agora vamos a nossa receita. Ela é super fácil e prática de fazer. Você vai adorar, tenho certeza!


Bolo de cenoura com calda de chocolate


Ingredientes do Bolo


280g de cenoura (já limpa e descascada tá?) - Aproximadamente 3 cenouras

3 ovos (165 gramas)

380g de açúcar (2 xícaras de chá)

160g de óleo de milho (200ml)

240g de farinha de trigo (2 xícaras de chá)

15g de fermento químico (1 colher de sopa)


E como faz?


Primeiro de tudo: preaquecer o forno, a 180 graus, por 10 minutos.

No liquidificador você vai colocar a cenoura picadinha, o açúcar, os ovos e o óleo e bater bem.

Em uma tigela você peneira a farinha de trigo e o fermento.

Depois é só virar a mistura do liquidificador na tigela e misturar bem lentamente com um fouet (se você não tiver um, pode ser com uma espátula).

Despeje a massa em uma forma redonda de 20 cm com furo no meio, já untada.

Leva ao forno por aproximadamente 30 minutos.


Tempo de forno é uma coisa muito específica. No meu forno é um tempo e no seu pode ser outro completamente diferente. Por isso é tão importante conhecer seu forno. Quando tiver com cheirinho de bolo pela casa é sinal que seu bolo já esta pronto ou está bem perto.



Ingredientes para a calda de chocolate


395g de leite condensado

320g de leite integral (mesma medida da lata de leite condensado)

50g de chocolate em pó (1/2 xícara de chá)

20g de manteiga sem sal (1 colher de sopa)

E como faz?


Eu gosto de misturar primeiro o leite condensado com o chocolate em pó para dissolver bem direitinho e ficar homogêneo. Depois disso adiciono todos os outros ingredientes e levo ao fogo médio.

O ponto vai depender do seu objetivo, se vai ser mais fluido ou mais consistente. Lá no meu Instagram (@patiairesconfeitaria) tem um vídeo que eu mostro o ponto para cobertura

Clique aqui para ver o vídeo.



Espero que você tenha gostado e até a próxima receita. Beijo grande!


Ah, e se você fizer essa receita, compartilhe nas redes sociais com a #patiaires.

Já estou super ansiosa para ver sua produção!

207 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Você também pode enviar um e-mail para patricia0330@gmail.com

Recife - Pernambuco