Buscar
  • Patrícia Aires

Arroz doce cremoso com especiarias

Atualizado: Mai 5

Esta é minha receita favorita de arroz doce caseiro. A combinação do sabor das especiarias com a cremosidade do leite de coco tornam esta receita incrivelmente saborosa e muito fácil de fazer.


Arroz doce cremoso com especiarias

Este doce, de origem asiática, muito encanta pessoas de todo o mundo. Aqui vale aquela máxima: ou você é fã incondicional do arroz doce ou você não gosta nadaaa!


O arroz doce era muito utilizado em festas da realeza Portuguesa, se tornando muito tradicional na terrinha. Lá é muito comum usar o arroz que chamam de carolino, que tem mais amido, além da adição de gemas, para dar cor e cremosidade

Como boa descendente de Portugueses que sou e apaixonada pela doçaria rica e única de

lá, a receita que trago hoje é uma adaptação da receita de minha família.


Aqui no Brasil existem muitas variações de arroz doce, que vão desde a utilização do leite condensado até o doce de leite. E, muito provavelmente, nosso jeitinho de fazer é uma derivação do Português. Na criação da minha receita utilizo algumas especiarias para dar um sabor exclusivo ao preparo.


Como fazer o arroz doce


Para começar a receita, sempre indico separar todos os ingredientes previamente para que você garanta que tem tudo em mãos antes de começar o preparo.


O arroz é lavado, escorrido e colocado para cozinhar na água e uma pitada de sal. Eu prefiro cozinhar na água primeiro (ao invés do leite) para que possa ter uma melhor abertura dos grãos do arroz e eles possam absorver melhor os outros ingredientes, diminuindo o tempo de cozimento.


Quando o arroz já estiver sequinho e você sentir que ele está cozido (se não estiver pode colocar um pouco mais de água e deixar mais um tempo até que seque novamente), adicione o leite (em temperatura ambiente, para que não altere a temperatura do arroz na panela), a casca do limão, a manteiga e as especiarias.


Nesta receita gosto de fazer um mix com algumas especiarias. Utilizo canela, cravo e cardamomo. Este último, da família do gengibre, entra para dar uma “esquentada” na receita. Fica perfeito!


Enquanto o arroz está cozinhando no leite, é hora de fazer à parte a mistura dos ingredientes que estão por vir. A minha sugestão, caso você não use ovos orgânicos, é passar as gemas por uma peneirinha para que a película (que é responsável pelo cheiro e gosto forte do ovo) seja removida. Deixe a gema escorrendo, não tente acelerar o processo “amassando” a gema pela peneira para não passar pedacinhos dessa película. Uma opção para acelerar é “chacoalhar” a peneira.


Feito isso, você acrescenta o leite de coco e o açúcar e mexe até ficar uniforme. Aqui você pode usar o açúcar refinado ou cristal, tanto faz. Se você quiser experimentar usar o mascavo acho que fica muito bom, pois o sabor que ele proporciona harmoniza bem com as especiarias. Nunca testei, mas deve ficar bom. O leite de coco eu gosto de usar o caseiro, pois é mais natural e tem um sabor incrível. Mas se você utilizar o industrializado, funciona da mesma forma.


Com essa mistura pronta, você pega da panela do arroz uma concha só de leite quente e coloca dentro dessa mistura, mexendo até ficar homogêneo (se achar melhor, pode colocar uns 100ml de leite que tenha fervido à parte). Isso é feito para que se eleve a temperatura das gemas de forma gradativa e elas não cozinhem quando você adicionar ao preparo. Feito isso, é só adicionar essa mistura na panela do arroz. Experimente e veja se precisa de mais açúcar.


Depois que ferver, você aguarda uns 5 minutos e desliga o fogo. Você pode colocar o arroz doce em uma travessa ou em pequenas porções. Pode comer ele quente ou frio. Pense num doce versátil.


Eu gosto de salpicar canela em pó por cima. Fica maravilhoso!


Ingredientes


200 gramas de arroz (1 xícara)

360ml de água (2 e ½ xícaras)

800ml de leite integral

Casca de 1 limão

2 canelas em pau

15 cravos

1g de cardamomo em pó (¼ de colher de chá)

200g de açúcar (1 xícara)

3 gemas

40g de manteiga (2 colheres de sopa)

200ml de leite de coco


Modo de fazer


  1. Preaqueça o forno a 180° graus.

  2. Lave o arroz, escorra e leve para cozinhar na água, com uma pitada de sal, por cerca de 15 minutos. Se precisar, pode adicionar mais água.

  3. Quando a água secar, acrescenta o leite, as especiarias, o limão e a manteiga e deixa em fogo médio-baixo por 25 minutos. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela.

  4. Enquanto isso, junta à parte as gemas com o açúcar e o leite de coco.

  5. Quando passar os 25 minutos, acrescenta um pouco do leite quente (pode ser da panela mesmo) à mistura com as gemas, para depois adicionar essa mistura na panela do arroz.

  6. Continue mexendo. Quando começar a ferver, deixa mais 5 minutos no fogo e pode desligar.

  7. Já pode despejar o arroz doce direto no refratário desejado.



Espero que você tenha gostado e até o próximo post. Beijo grande!

Ah, se você fizer essa receita, compartilhe nas redes sociais com a hashtag #patiaires.

Já estou super ansiosa para ver sua produção!


47 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

Você também pode enviar um e-mail para patricia0330@gmail.com

Recife - Pernambuco